segunda-feira, 1 de setembro de 2014

EFICIÊNCIA X EFICÁCIA X EFETIVIDADE

             
                 
                      Outro tema bastante cobrado em prova e causa muitas dúvidas entre os candidatos, é o significado de Eficácia , Eficiência e Efetividade, vamos tentar aqui explicar de uma forma para você não esquecer nunca mais.


                EFICIÊNCIA
          
           Muito conhecido princípio constitucional da Administração Pública previsto no art. 37 da CF/88, ele significa você usar de maneira moderada os recursos que tem a sua disposição, sempre observando a relação custo x benefício. A prioridade aqui é a Economia de materiais. Ou seja, é o servidor realizar suas funções , contudo usar os meios que ele detém para realizar essas funções de maneira equilibrada. Significa o servidor ser produtivo mas usando o mínimo de recursos possível. A exemplo, um servidor do Ministério da Saúde precisa imprimir cartilhas para serem entregues a população , O servidor eficiente irá imprimir as cartilhas em frente-verso , se possível reduzir o tamanho da area de impressão, para reduzir a quantidade de folhas que irá ser impressa.



                 EFICÁCIA

            Esse é o que mais se confunde com Eficiência. Mas, a eficácia significa que o servidor deve ser eficaz, ou seja, deve alcançar metas e objetivos, é fazer a coisa certa, mas não necessariamente da forma certa. Aqui observa-se a relação entre resultados pretendidos e resultados obtidos.  Tomando por base a charge ao lado, verifica-se que o servidor está resolvendo todos os problemas  a ele entre, mas não se sabe de qual maneira, e se está economizando recursos. na Eficácia isso não interessa o interesse aqui é o RESULTADO.



                                   VAMOS FAZER A COMPARAÇÃO EFICÁCIA X EFICIÊNCIA

SERVIDOR NÃO EFICAZ E NÃO EFICIENTE : Não alcança os resultados pretendidos e não usa de forma moderada os recursos. Esse é o tipo de servidor público que você não deve ser e que nem deseja ser atendido por ele.

SERVIDOR NÃO EFICAZ , MAS EFICIENTE : Ele usa de forma moderada os recursos , mas alcança os resultados pretendidos.  Vamos pegar por base o exemplo do servidor do Ministério da Saúde, ele imprimiu as cartilhas em frente-verso, economizou bastante papel, mas quando a cartilha entrou em circulação ela já estava desatualiza. Então , aqui o servidor foi Eficiente , mas não Eficaz, ele não conseguiu alcançar o resultado pretendidos que erá informar a população.

SERVIDOR NÃO EFICIENTE, MAS EFICAZ : Esse tipo de servidor, ele está apenas preocupado com o resultado pretendido, mas não utiliza o recurso de forma moderada. A exemplo, é o Servidor do Ministério da Saúde, que imprimou as cartilhas , sem usar o frente-verso, gastou bastante folha , mas a cartilha conseguiu chegar a tempo para informar a população. Logo, ele conseguiu o resultado que pretendia, mas para isso onerou muito a Administração Pública, já que usou muito recursos para isso.

SERVIDOR EFICIENTE E EFICAZ : Esse é o exemplo de Servidor Público e você deve ser um dele. Ele alcança os objetivos e ainda usa de forma moderada os recursos a ele destinado. É o servidor do Ministério da Saúde, que imprimiu as cartilhas em frente-verso e conseguiu que elas fossem impressas a tempo de informar a população. Ele usou recursos de forma moderada e alcançou o resultado pretendido.


                           EFETIVIDADE

           O mais fácil dos 3 conceitos, consiste em Obter Resultados Duradouros, com produtos ou serviços de qualidade. Saber se aquele resultado vai causar um impacto na Sociedade. Veja bem, a eficácia preocupa-se apenas com resultado, a efetividade é Resultado Duradouro, a efetividade quer que aquele resultados tenha efeito e dure por muito tempo.






QUESTÕES DE CONCURSO

01- (CESPE/MP-AM/2008) ADAPTADA - Fere o princípio da eficiência a atitude praticada pelo prefeito de uma cidade do interior que, com o objetivo de valorizar sua fábrica de papel, cancelou a ordem de imprimir frente-verso, documentos da prefeitura.
02- (MD/2014) - Servidor que alcança os resultados pretendidos sem a preocupação com os meios usados, está observando o Princípio da Eficiência?
03 - ( MD/2014) - Servidor Eficaz não utiliza os recursos de maneira moderada, mas consegue alcançar todos seus objetivos dentro da empresa.

GABARITO 
1- C / 2 - E / 3 - C



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